Conheça Leonel e sua releitura da Bossa Nova

Leonel é um artista baiano que busca fazer uma releitura da bossa nova a partir de estilos como rock, samba, indie, jazz e a própria bossa. Suas canções são calmas, suaves e melancólicas, e abordam temas atuais como as incompatibilidades, rejeições e outras questões sentimentais e existenciais.

O trabalho de Leonel é baseado em suas raízes musicais que vem de uma rica e intensa variedade sonora, e vai dos clássicos mais antigos aos discos de Roberto Carlos, Bob Marley & The Wailers e os Beatles. Porém, sua maior referência lírica e poética vem dos clássicos de Tom Jobim e João Gilberto. Apesar de carregar referências de uma outra geração, Leonel deixa seu trabalho contemporâneo com suas composições e sua releitura da bossa nova.

Já podemos fazer essa análise a partir de seu primeiro EP, “Leonel”, lançado em 2020. Neste trabalho, o artista traz canções que versam sobre amores e desamores, encontros e desencontros, angústias e prazeres, em um tom bem atual e, claro, sem deixar de lado a bossa nova, que rege suas canções.

Em seguida, lançou alguns singles e finalizou 2021 com seu segundo EP, “Leonel II”. No início deste ano, lançou a melancólica “Um Coração”. Seu último lançamento foi “Sal e Limão”, uma música feita para dançar!

Uma mistura de brega e samba, é assim que melhor podemos definir “Sal e Limão”. A partir da facilidade de encontrar pessoas que há atualmente, a liquidez das relações devido às redes sociais, entre outras coisas, deixam a temática da canção ainda mais especial. A música fala sobre o medo de não ser correspondido e o toque de samba e brega que a canção traz, faz da experiência de ouvi-lá muito gostosa.

Leonel pretende lançar seu primeiro disco ainda este ano, mas até lá, há muita coisa boa para escutar do cantor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima