Ao final da audição do disco de estreia da banda sorocabana Ana Paia, me apeguei a um elemento que, entre muitos outros, me fez brilhar os olhos: o título do disco.
“Continuar” é um disco que fala sobre essa insistência. Insistir em continuar mesmo com medos e receios. Insistir em continuar mesmo não sabendo muito bem o que esperar, o que se está fazendo.
Talvez tenha sido esse sentimento que me fez ouvir ao disco pelo menos umas três vezes. Me identifico muito com o universo que a banda se insere e que o disco promove – na verdade, me identifico em reconhecer uma versão de mim mesma que teria pirado com esse lançamento.

Sobre a banda
Com lançamentos desde 2019, o grupo faz parte de um dos circuitos de música independente mais efervescentes do Brasil atualmente. Apesar de levar o nome da vocalista (Ana Paula), a banda conta com o talento de Raphael Resta, Gabriel Pasini e Yuri Naoto.
O disco de estreia escancara a harmonia que o grupo carrega. Tudo soa muito bem junto. Cada instrumento parece cumprir a função exata, aquilo que qualquer ouvinte esperaria ouvir do jeito que está.
O que esperar de “Continuar”
“Continuar” carrega uma estética jovem. Não só por ter a sonoridade emo, mas pelo teor das letras, principalmente.

O disco fala muito sobre a incerteza. Sobre mudar de ideia. E mesmo em meio a um turbilhão de sentimentos, continuar em busca de si mesmo. Esse aspecto fica bem aparente na faixa “Crescer”.
Um dos aspectos mais interessantes, na minha visão, é o acerto exato que a banda teve em harmonizar a voz doce de Ana com a potência das guitarras, das distorções que deixam diversas canções grudadas na sua cabeça. Como é o caso de “Kleber”.
Em certos momentos, a experiência de ouvir o disco me levou a campos até que idílicos, de certa forma. O grupo consegue fechar tão bem o universo, a narrativa que construíram, que até parece que você descola um pouco da realidade. Esse sentimento veio muito com “Interlúdio do Vitor”.
Ao final das 13 faixas, “Continuar” me deixou tocada. Tocada pela grandiosidade do impacto que o disco trás. Tocada por, em certa medida, fazer as pazes com a minha versão adolescente que passou por todas essas incertezas e medos. Essa com certeza teria sido uma trilha sonora maravilhosa para os meus dias mais difíceis aos 15 anos de idade.
“Continuar” está disponível em todas as plataformas digitais. Ouça agora!
Ficha técnica:
- Lançado em: 15 de outubro de 2025
- 13 músicas, (43 min 46 s)
- Gravação: Ítalo Ribeiro
- Produção: Paulo Roberto
- Lançamento: Lastro Musical
- Mix/Master: Ítalo Ribeiro
- Capa: Raphael Resta e Natascha Araújo
- Distribuição: Tratore

