“Presságio”: o mergulho visceral de Fê Smania em seu disco de estreia

Visceral. A palavra que escolheria se pudesse tentar começar a explicar o que senti ouvindo ao disco de estreia da cantora e compositora Fê Smania.

A potência do disco é um resultado que faz muito sentido a partir da trajetória que a cantora enfrentou até chegar aos dias de hoje.

“Presságio” foi lançado em 26 de setembro, via selo Yellowstone.

Fê Smania começou na música ainda criança, passou por apresentações em casamentos e pubs até encontrar sua identidade artística durante a pandemia. Do country em inglês, migrou para o rock em português e lançou o EP UNILATERAL, que lhe rendeu destaque na playlist Radar Rock da Deezer e no festival Mundial Rock. Hoje, vive um momento de afirmação, consolidando-se como referência da própria trajetória.

Natural de Santa Catarina, Fê iniciou sua carreira com músicas em inglês, focadas no country.

O que esperar de “Presságio”

Ao longo das 11 faixas do disco, Fê Smania afirma, com todas as letras, que nem sempre consegue entender o que se passa em sua cabeça. Mas não deixa de acolher o que sente. 

“Presságio” é um disco essencialmente humano, um manifesto da intensidade do sentir. Fê fala muito de sentir medo, receio, ressentimento; pensamentos que a perturbam, mas que aparentemente tenta fingir externamente que está bem.

Para quem ouve, dá a impressão que estamos acompanhando uma conversa da compositora consigo mesma, a partir de acontecimentos de outros que a impactaram. E ao longo desse diálogo, o mais interessante é notar a dualidade que as faixas carregam: a indecisão entre se libertar, mas o apego com o passado, a dor de deixar um ciclo terminar.

Duas faixas que exemplificam bem esse aspecto são “Monotonia” e “Pra Quê Ir?”

Uma estreia que marca

E tudo isso fica perfeitamente materializado na melodia, no arranjo, no som. Assim como os sentimentos de Fê, o disco também carrega uma dualidade: o rock visceral, potente, que representa a cantora mais altiva. Mas também as baladas mais sentimentais, mais introspectivas, questionadoras, indecisas.

No final, o recado que ficou gravado para mim é que é preciso sentir tudo, sendo bom ou ruim; o respeito verdadeiro está em se deixar sentir. E não deixe de gritar, quando quiser gritar. De chorar, quando quiser chorar.

Com o disco de estreia, Fê Smania se faz ser ouvida não por cantar alto e com força, mas por ser verdadeira em todos os aspectos. E, principalmente, verdadeira consigo mesma.

“Presságio” está disponível em todas as plataformas digitais. Clique aqui para ouvir no Spotify. 

Ficha técnica:

  • Lançamento: 26 de setembro de 2025
  • Duração: 32 min 13 s
  • Produção: Paulo Roberto
  • Engenharia de áudio: Bernardo Tavares, Bruno Werner e Rafael Bissacot
  • Mix/Master: Rafael Bissacot
  • Selo: Yellow Tone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima