“O Que Será do Carnaval”: O novo EP de Ymbu vai levantar seu astral

O cantor e compositor paulista Ymbu lançou recentemente (08/07) o primeiro EP de sua carreira, com cinco faixas e uma mistura da clássica MPB com influências nordestinas.

Precisamos falar sobre “O Que Será do Carnaval” e sim, talvez dizer que as cinco faixas do disco irão levantar seu astral seja muito pretensioso, mas a mistura de ritmos como forró e rock psicodélico nordestino, vai te deixar, no mínimo, com vontade de dançar.

A primeira faixa, “O que Será?”, com 1:02 de duração, soa como um ótimo convite para entrar em uma imersão de 15 minutos e 55 segundos. A introdução foi produzida por Ymbu, que conta como surgiu a faixa: “A partir de um sample de batucada da rua que eu mesmo gravei no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no dia que o Lula se entregou à polícia, em 2018. (…) Para mim, fazer uma canção a partir desse áudio transmite muito da minha visão de mundo, de futuro e de esperança”.

Em seguida, “Melô de Salvador” nos transporta para o clima de carnaval de rua, apesar da canção ter sido feita durante o período de isolamento devido a pandemia. A faixa foi o single de estreia do artista, lançado em 2021. “Foi a primeira música que lancei, e produzi sem ter a experiência de produção, edição e mixagem que tenho hoje”, conta Ymbu.

Cajueiro” também já havia sido apresentada ao público. A faixa é o segundo single do cantor, também lançado em 2021. Apesar de ser a música mais desacelerada do EP, não deixa de ser dançante.

O EP ainda traz a participação de Marcelo Cavalcante em “Rua”, quarta faixa do disco e terceiro single de Ymbu, lançado no final de 2021. Nesta faixa, o forró e o xote ficam em evidência. É um daqueles sons que você ouve para dançar o dois pra lá e dois pra cá.

Assim como a introdução, “Nova Cigana” uma faixa inédita do EP. A canção fala sobre o processo de sedução e encantamento por uma pessoa que dança, “com sanfonas e flautas, e um toque de uma guitarra inspirada no saudoso e lendário Paulo Rafael, a canção também tem kicks eletrônicos para acompanhar essa estética”, destaca Ymbu.

Ymbu fez um belíssimo trabalho que merece ser usado de exemplo quando se fala da música brasileira. O artista espera atingir pessoas de todas as gerações que se identifiquem com seu trabalho. “Como me identifico como um cantor de música popular brasileira, de forma abrangente mesmo, busco um certo ecletismo no que faço. Apesar de uma unidade, existe uma variação não só nas minhas composições no geral, mas no próprio EP”, finaliza o cantor.

Escute “O Que Será do Carnaval”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima