Aos 24 anos de idade, a paulistana Laura Macedo é uma cantora e compositora carregando uma vasta trajetória acadêmica na área. Ela passou por instituições como Conservatório Musical Villa Lobos, ETEC de Artes e Faculdade Santa Marcelina (SP).
Em setembro, Laura lançou seu primeiro EP “INTENSA” e o Anota o Som conversou com a artista sobre o novo lançamento e sua trajetória.
Como citamos lá em cima, Laura carrega muito estudo no currículo e isso, ela agradece aos pais: “Eu comecei a cantar com 5 anos em karaokês e festas de família. Meus pais sempre me apoiaram muuuito, e quando eu tinha de 9 pra 10 anos, meu pai me colocou em aulas de canto e violão. E como era em conservatório, já tive aula de teoria musical, percepção e rítmica também.”
Quanto à certeza de que seguiria uma carreira musical, ela nunca teve dúvidas. “A música sempre foi muito natural pra mim, mas eu lembro que desde criança eu gostava muito de estudar cada vez mais. Eu cresci com a certeza que eu seguiria a carreira de cantora, nunca cogitei outra profissão, e quando eu saí do ensino médio, comecei a compôr com mais frequência, estudar mais sobre o mercado e tinha muita vontade de lançar as minhas músicas.”
O primeiro single de Laura Macedo, “Fechar os Olhos” foi lançado em 2021, resultado de uma premiação onde foi uma das 3 finalistas. “Em 2020, durante a pandemia, eu participei de um festival online autoral. Eu fui uma das 3 finalistas desse festival e o prêmio foi gravar e lançar um single. Foi um momento muito importante pra mim, porque a votação era de forma popular, então muita gente me ajudou a alcançar esse sonho, tipo, comprou a “briga” mesmo, sabe?”
No ano seguinte, a artista firmou uma parceria com o Estúdio Navis Rara e, assim, começou as gravações do EP “INTENSA”. O primeiro single deste trabalho foi lançado em novembro de 2023, a partir daí Laura começou a divulgar uma série de singles que fazem parte do EP.
No dia 20 de setembro enfim nasceu o “INTENSA”, com 6 faixas, sendo 1 inédita. O EP é como uma porta de entrada para conhecer a artista, deixando um gostinho de que acabamos de descobrir algo especial e queremos ouvir ainda mais dela. Pelo menos, foi essa sensação que ficou aqui.
Como 5 das 6 faixas do EP já estavam no mundo, a artista pôde ver o retorno do seu trabalho e perguntada como tem sido isso, ela afirma: “Tem sido incrível! Sempre bate um frio na barriga quando a gente lança algo. São meses, às vezes anos gestando aquilo, e quando vai pro mundo e as pessoas têm acesso, é uma mistura de sentimentos. E a cada lançamento eu recebo mensagens muito carinhosas falando o quanto as letras estão sendo acolhedoras, e o quanto a mensagem das músicas é importante. Então, a resposta do público tem sido muito melhor do que eu esperava!”
As influências de Laura Macedo passam por Ella Fitzgerald, Celine Dion, Whitney Houston, Djavan, Jorge Aragão, e também músicos da nova geração, como Vanessa Moreno, ANAVITÓRIA, Mariana Nolasco. Em “INTENSA”, podemos ouvir um pouquinho dessas influências que resultam em uma agradável mistura de MPB, pop, jazz e blues.
Após o lançamento do EP, os próximos passos da artista é apresentar sua intensidade nos palcos também. “No último sábado fiz o show de lançamento desse EP com ingressos esgotados no Teatro da Rotina em Pinheiros/SP e foi especial demais! Meu objetivo é circular muito com esse projeto.”
Para o Anota o Som, “INTENSA” é um EP cinco estrelas com belas composições identificáveis que abordam autodescoberta na vida adulta e relacionamentos, tudo isso em um pop leve extremamente gostoso de escutar.
Da artista, fica o convite: “Quero dizer pra todo mundo que está me conhecendo agora, que se você é intenso demais, tá tudo bem! Eu também sou e o meu EP é um desabafo meu que veio para acolher pessoas como nós! Espero que vocês curtam o meu trabalho e me acompanhem nessa jornada! :)”